ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO - ETAPA I

Logo no primeiro contato com o Colégio Estadual Cidade de Camaçari, feito através do diretor Ramiro, foi decidido com qual professora eu iniciaria o meu estágio de observação, todos foram bastante solícitos na ajuda. Acertados alguns detalhes sobre turnos e horários, só restava iniciar. Ficou definido, então:

1° Ano do ensino médio, turma A (Terça-Feira)
1° Ano do ensino médio, turma B (Quinta-Feira)
1° Ano do ensino médio, turma C (Sexta-Feira)

Todas as aulas em dois horários e pelo turno matutino.


O CECC possui 15 salas de aula divididas em dois pavilhões que atendem do 1° ano do ensino médio até o 4° ano (Técnico). A escola possui uma boa área e infraestrutura dispondo de três banheiros unisex, quadra poliesportiva, vasto campo aberto, biblioteca, sala de vídeo, sala dos professores, coordenação pedagógica e uma área interna adornada com material reciclado. Há muito o que se fazer em termos de conservação do equipamento, algumas salas são precárias na segurança e conforto mínimo de alunos e professores. É raro, nas salas em que estive, ter os dois ventiladores funcionando. As tv’s de cada sala nunca são ligadas, embora, aparentemente, estejam em perfeito estado de conservação.







Percebi durante os dias que passei na escola, uma sentimento de cansaço e de automatismo por parte dos professores. 
Mais do que cumprir as obrigações curriculares, é necessário refletir a prática em sala de aula, após cada atividade e lição, fazer uma análise profunda da atuação como professor. É preciso estar atento as especificidades de cada turma, para que o aprendizado não se dê de forma violenta e superficial.

Comentários