A BUSCA POR AUTONOMIA

Muito deve ser feito pelo professor no que se refere a um conhecimento significativo, a busca de abordagens que encantem e motivem o aprendizado da classe. É de conhecimento geral da população e da própria classe, que as condições de trabalho não são as melhores, entretanto, é preciso vencer a desmotivação e o desejo de entregar os pontos.

Passei algum tempo fora da sala dos professores, no pátio, conversando com os alunos, e o sentimento geral é de que eles estão cumprindo algum tipo de pena, muitos afirmam não ter voz, não ter os seus conhecimentos e vivências prestigiados no ambiente escolar. A metodologia da gramática e tradução, sozinha, não produzirá resultados. É preciso relacionar tal metodologia com outras abordagens, diversificando a atuação do professor. Acredito que se faz necessária a reflexão de toda atividade proposta à classe, assim como a constante reciclagem do profissional licenciado.

Para me auxiliar nesta caminhada, eu li 'Pedagogia da Autonomia', obra de Paulo Freire, que apresenta propostas de práticas pedagógicas, como forma de possibilitar a autonomia dos educandos. Criando um ambiente escolar onde o aluno seja o centro de todo o processo.




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