ESTÁGIO - NA SALA DE AULA

Estudando a matéria de estágio eu pude perceber que o papel do professor não é o de um mero reprodutor de conteúdos e regras de aprendizagem, ele é mais um organizador e propositor de aprendizagens, se valendo de todo recurso e tecnologia disponível para cumprir o seu objetivo de tornar o conhecimento significativo. Na prática, vi que é muito difícil aplicar tudo que se aprende na teoria, é preciso um esforço pessoal do professor.
Enquanto assistia as aulas no colégio tive algumas ideias para atividades. Dentre elas, a que mais me empolgou foi uma atividade de tradução de uma letra de pagode para a língua inglesa. Para mim essa abordagem é um movimento direto no sentido de criar um ambiente de aprendizagem autônoma. Levando em conta o conhecimento prévio da turma, e validando uma cultura que quase sempre é vítima de preconceito.
Conversando com alguns alunos pude perceber a grande necessidade que se tem de lhes dar voz, de trazê-los para o centro da aprendizagem. Vi alunos com talento artístico, mas que ficavam dispersos em sala, muitas vezes atrapalhando o trabalho da professora regente, por que não trazê-los para perto e assim criar um ambiente muito mais estimulante e motivador?
Uma outra ideia que tive foi no segmento pictográfico; aproveitar as varias pichações nas paredes para em cima delas criar peças mais elaboradas artisticamente, movimentando a comunidade grafiteira da cidade, participação de artistas plásticos para ministrar oficinas de arte urbana. É preciso ressignificar a escola.

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