O primeiro passo

Após cinco semestres de teoria, havia chegado a hora de por em prática tudo que foi aprendido em sala de aula. Procurar uma escola, convencer uma professora a permitir a minha entrada para observação e reunir confiança suficiente para lançar-me a este desafio que a principio me foi tão assustador. Nunca antes me havia passado pela cabeça ser professor. Era uma possibilidade muito distante da minha realidade, uma responsabilidade que eu não queria.
Conforme fui avançando no curso de letras, fui percebendo a importância da minha escolha, obtendo o embasamento teórico necessário, eu fui me sentindo mais capaz de iniciar essa caminhada. As aulas de Estágio foram de extrema importância para iniciar.  
Nesses encontros iniciais tomamos ciência do papel do professor de Inglês, refletimos sobre a sua atuação, sobre as dificuldades e potencialidades que ele  deve possuir. O rico conteúdo trabalhado pela Professora Gina Imbrosi Teixeira, nos convidou a refletir sobre o cenário atual da educação no país, não em um tom fatalista, mas, como possibilidade de modificação do paradigma atual.


Na primeira aula tivemos uma introdução ao estágio, foi exposto o regulamento, os objetivos gerais e específicos, o nosso campo de atuação, tudo de forma clara e bem desenvolvida. É muito importante que o estudante da licenciatura em Letras, tenha em mente todas essas informações para auxiliá-lo em sua caminhada como professor. Ter consciência do nosso dever como estagiário, o nosso comportamento no ambiente escolar, o nosso perfil como profissional da educação, e também as dificuldades e entraves, tudo isso foi abordado na primeira aula da matéria. Respondemos oralmente um questionário sobre a nossa história pessoal com a língua inglesa e sobre o que nos motiva a estudá-la e ensiná-la.

Comentários